Reading Exercise

[Reading Exercise] Dredd

Note: The following post is experimental test-output from my Chrome Extension.  If you are reading this post by email or in an aggregated news reader, the latter part may be somewhat indecipherable due to formatting issues.

A resenha [review/summary]1 do filme Dredd foi escrita por Marcelo Molinari

Estava procurando algumas indicações [recommendations]2 de bons filmes de 2012 quando li algumas críticas positivas [positive reviews] do filme Dredd.

O filme baseia-se em [is based on] um mundo futurista de extrema violência em que policiais tem poder para condenar [sentence/condemn] criminosos no próprio local. [on-site] O Dredd do título é um destes policiais ou juízes.

Aqui não tem enrolações ou rodeios. [beatings around the bush; unnecessary, roundabout complexities]3 Um dos filmes mais diretos que vi nos últimos tempos. [in recent times.] Não há alívios cômicos, [comic relief,] dramas ou mesmo a construção de uma trama [plot]4 que culmine [culminates] em um grande clímax. O diretor mostra um problema e o filme baseia-se na resolução deste problema: Dredd e uma juíza novata [new (female) judge ] ficam presos [get stuck] em um prédio gigantesco de centenas de andares [floors] controlado por uma gangue. O filme mostra a jornada dos dois para escapar da morte certa. [certain death.] Dois policiais contra centenas de bandidos armados até os dentes. [armed to the teeth.]

Capa do Filme Dredd
Capa [Cover] do Filme Dredd

A violência rola solta [runs freely (uninhibited)] o filme inteiro. E a violência aqui não cai para o ridículo [doesn’t end up looking absurd or laughable] como tantos destes blockbusters. Geralmente é difícil acreditar nas cenas [scenes] de batalhas destes filmes. Em Dredd a violência é mais real. Ainda que [Even though] Dredd e a protagonista sejam tratados como heróis, dá para acreditar um pouco mais na pancadaria [brawling]5 do filme. Longe de ser [Far from being] um filme realista, mas há certo grau de realismo.

O que mais impressiona no filme é sua objetividade. Uma história simples e bem desenvolvida. Dois policiais presos tentando fugir de bandidos. Não há exageros, dramas excessivos ou convenções comuns [common conventions] de roteiros. [movie scripts] O filme prende a atenção [captures your attention] e vai assim até o final. [continues to do so until the end] Lembrou-me um pouco os nossos Cidade de Deus e Tropa de Elite. Filmes violentos e diretos. O diretor mostra como não é tão difícil fazer bons filmes. Uma ideia simples e bem trabalhada [well crafted] geralmente é o suficiente para garantir duas horas de diversão. [entertainment] A questão não ter uma grande ideia, mas sim como trabalhar esta ideia. Às vezes é melhor uma ideia banal e bem feita, do que algum grande conceito pretensioso. [pretentious concept.]

Se você quiser ver um filme equilibrado [balanced] com cenas de ação e violência Dredd é uma excelente opção. Seria bom se todos os filmes de ação fossem como este. Atuações comedidas, [moderate/restrained] roteiros comedidos, ideias comedidas. Garantia do único objetivo do cinema e da arte de modo geral: diversão. Diversão de qualidade sem afetações [presumptuousness ]6 e sem roteiros [without (a preconceived) script]7 e personagens pré-concebidos. [preconcieved]8

Read More Here…

 

1 resenhareview/summary

Interestingly, informally, “resenha” has several meanings that one would not expect, such as, “Nossa que resenha!” = “Wow, how funny is that!”


Análise crítica de um artigo ou de uma obra (ex.: resenha de um livro)


2 indicaçõesrecommendations

O filme recebeu oito indicações ao Oscar, vencendo três categorias.


3 enrolações ou rodeios.beatings around the bush; unnecessary, roundabout complexities

Enrolaram a plateia durante todo o espetáculo.


Stop stalling and do what I told you.Pare de enrolar e vá fazer o que eu disse.


She got tired of his waffling and dumped him.Ela ficou cansada das enroladas dele, e terminou com ele.


Sem rodeios, a apresentadora pergunta logo à atriz sobre seu bumbum.Bluntly, the presenter then asks the actress about her butt.


No ifs or butsSem rodeios


With no strings attached.Sem rodeios.


4 tramaplot

According to the newspaper, he participated in the plot.De acordo com o jornal, ele participou da trama.


5 pancadariabrawling

O jogo terminou com tristes cenas de pancadaria entre as equipes.


6 afetaçõespresumptuousness

“sem afetação” = natural or genuine


7 sem roteiroswithout (a preconceived) script

Agarramos num mapa e vamos à descoberta do país, sem roteiros nem horários.


8 pré-concebidospreconcieved

“preconcebidos”


Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s